sexta-feira, 30 de agosto de 2013

AULA DA SAUDADE

 (Teologia PARNAÍBA – 22/08/13)
Prof. Marcus Vinícius

Inicialmente agradeço o convite da “Turma Concluinte”.
Hoje nos despedimos. Estamos reunidos em uma única turma de TEOLOGIA, cuja convivência já se faz saudosa. Este é um dia de relembrar momentos inesquecíveis vividos por vocês durante três anos. Foram ALEGRIAS, DESESPEROS e MUITAS VITÓRIAS! Foi muito difícil, para todos. Passamos por DIFICULDADES, INSEGURANÇAS, ERROS, ACERTOS, VITÓRIAS, ALEGRIAS E NOS CONSTRUÍMOS. Eu afirmo isto, pois convivi com vocês durante todo o curso.
Chegamos ao final com a consciência do dever cumprido e, fica a certeza de que cada um de nós contribuiu, mesmo que com erros, para o crescimento do outro. Ideias, temperamentos gerando divergências sempre existirão, vocês fizeram história e serão EXEMPLOS PARA AS PRÓXIMAS TURMAS.
Foram três anos de convívio, mas que se eternizará em minha vida. Ficarão marcantes as brincadeiras em sala de aula, os risos, as reuniões do lado de fora da sala, a:

LOURDES NUNES, a pontual /D. ROSILMA e família com os lanches deliciosos /BATISTA, o “batistóteles”, sempre marcando presença / ALTAÍDE, expert em profecias e Nostradamus / OLIVEIRA, o que não perde a piada e que muito nos fez rir /ALEANDRA, a controladora do Oliveira /HELENICE, Sempre atrasada, mas sempre Pink / HELTON, sempre prudente / NOEMIA, com o seu sorriso contagiante /FELIPE (com sua simpatia) / OADSON, ÍTALO E MARCOS - com notebooks / RAIMUNDO Galeno, com ares de quem sempre quer servir / CRISTINA, MALU, CHAGUINHA E IRIS, as inseparáveis /... e muitas outras pessoas que não caberiam nesta lista.


Encontramos ao longo de nossa caminhada juntos, valores os quais jamais esqueceremos. Tais Como: 
O CONHECIMENTO ADQUIRIDO QUE NOS INSTRUMENTALIZARÁ a atuar na vida prática como agentes de mudanças e responsabiliza-nos pelos rumos que nossa sociedade poderá tomar. 
A MATURIDADE DE CONVIVER COM A DIVERGÊNCIA de opiniões/ interesses.
A IMPORTÂNCIA DE APRENDER E ENSINAR RECIPROCAMENTE, de discutir ideias e formular novos conceitos, é algo muito valioso, Mágico e rico.

Temos consciência de que enfrentaremos inúmeros desafios, um deles é a banalização e a mercantilização da fé, o sincretismo religioso, o fundamentalismo, a busca insana pela estética.
O conhecimento e o ter um diploma, ser um Teólogo, de nada serve se não for para melhorar a vida espiritual, social e emocional das pessoas.
Vocês são agentes de mudança, Promovam o próprio crescimento pessoal, o fim das mazelas sociais, profetizem o fim da corrupção. Proclamem libertação e salvação. Mostrem a esta sociedade enrascada, desorientada a “luz”... No fim do túnel e continuem sempre sintonizados no mundo e plugados nomeio eclesiástico.  A Igreja é a casa do Teólogo.
VÃO. E a partir de agora, tenham a saudade de um passado cheio de lições aprendidas cujos protagonistas foram vocês mesmos. E quando o momento exigir conhecimento lembre-se das aulas que tiveram dos Professores: Jaime, Jorge, Aurioneida, Iweltmann, Damião, Lenilson ... (tivemos 23) e nunca esqueçam que o processo de aprendizagem não para aqui, ele é contínuo. Não deixem as oportunidades fugirem de suas mãos. Não parem por aqui
OFEREÇO minha amizade àqueles que nos quiseram bem, o meu perdão àqueles que por motivos alheios à nossa vontade, não nos compreenderam nem se fizeram compreender.
DEIXO a mensagem de Paulo I Cor 13:1-2 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.”.
Só o amor constrói e vence todas as barreiras. ­­­
Portanto, desejo a todos vocês um abraço cheio de Saudade.

Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário