quarta-feira, 5 de junho de 2013

Terminologia religiosa (1)


Marcus Vinícius – Organização.


Religião: Conjunto de crenças, leis e ritos, que dizem respeito a um ser considerado pelo homem como Supremo, do qual se julga dependente e com a qual pode entrar em relação pessoal.

Deísmo: Crença num deus sem atributos morais e intelectuais. Este deus não intervém na criação e também não se manifesta.

Teísmo: Crença num deus, distinto dos outros seres, pertencente a uma ordem transcendental. Ele é o criador do mundo e é o princípio da vida.

Panteísmo: Tudo é deus. A natureza, o universo e deus são a mesma coisa.

Ateísmo: Deus não existe. É o contrário do teísmo.

Animismo: Atribui alma (espírito) a todos os objetos e fenômenos naturais. E estes, em certos casos e em determinadas condições, podem entrar em contato direto com o homem.

Magismo: Afirma a existência de uma força ou poder escondido, superior às forças naturais; certos homens podem apropriar-se dele e assim produzir efeitos extraordinários. Magia branca – a que procura o bem da pessoa, magia negra – a que é usada par prejudicar a pessoa.

Manismo: Culto às almas dos defuntos, para os quais se costuma  oferecer sacrifícios.

Cosmovisão: Concepção do mundo e da vida humana.

Empirismo: A experiência é a única forma de conhecimento.

Totemismo: Crença na existência de um “parentesco” entre uma tribo ou família e uma espécie de animal ou vegetal.
Fetichismo: Culto de objetos materiais, considerados às vezes como encarnação de um espírito, ou, em, ligação com ele, capazes de determinadas virtudes.

Mitologia: História fabulosa dos deuses, semideuses e heróis da antiguidade grego-romana. É também o conjunto dos mitos próprios de um povo, de uma civilização, de uma religião.

Mito: Narrativa de significação simbólica e referente a deuses encarnados das forças da natureza e/ou de aspectos da condição humana. Pode ser entendido também como representação de fatos ou personagens reais, exagerada pela imaginação popular, pela tradição, etc.

Teodicéia: É a especulação filosófica para provar a existência de Deus.

Epifania: Para os gregos significa o aparecimento repentino de uma divindade salvadora.

Teofanias: Manifestação extraordinária de Deus, uma fala de deus, uma aparição dele, sinais pelos quais ele se revela em fatos da história da salvação ou nos seus profetas.

Teogonias: É a geração ou nascimento dos deuses, semideuses e heróis.

Cosmogonia: É a narração do nascimento, a finalidade e o perecimento de todos os seres sob a ação dos deuses.



"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (Fernando Pessoa).

4 comentários:

  1. Muiiiito bommm! Obg por disponibilizar essas preciosidades que Deus lhe abençoe grandiosamente por essa atitude tão nobre.

    ResponderExcluir
  2. sou professora de Ensino religioso, formada em teologia pela UFPI. Gostaria de entrar em contato com você para trocarmos ideias sobre esse tema.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    As ordens... Wat zap 9 8111-6877

    abraço

    ResponderExcluir