quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Motivos para manterem-se sexualmente ativos.

Imagem: Web
Em estudo para apresentação da palestra ‘Corpo, saúde e sexualidade’, por ocasião da 1ª Jornada Teológica de Parnaíba, pesquisamos sobre a atividade sexual e dentre muitas informações, encontrei algumas que vale apena pensar e questionar. Ei-las:

Sexo é uma atividade física: o ato sexual é uma ótima forma de exercitar-se. A atividade sexual, realizada cerca de três vezes por semana, equivale a correr 75 milhas ou 120 km em um ano.

Seus ossos e músculos tornam-se mais fortes: qualquer tipo de exercício físico vai aumentar a liberação de um hormônio masculino, a testosterona, que ajuda a manter os ossos e os músculos fortes.

Sua respiração melhora: uma noite de sexo pode elevar a quantidade de oxigênio liberado para as células dos tecidos, ajudando a manter o funcionamento adequado de todos os órgãos.

 Pode haver uma redução dos níveis de colesterol: seu colesterol pode baixar. A atividade sexual regular pode diminuir ligeiramente os níveis de colesterol total do corpo.

Alívio das dores crônicas: o sexo pode diminuir os níveis de dores, em casos de artrite e dor de cabeça. Os hormônios liberados durante a excitação sexual e o orgasmo podem elevar o limiar da dor.

Alívio do estresse: o sexo pode ser uma maneira muito eficaz de reduzir os níveis de estresse, pois libera uma série de substâncias que relaxam e causam sonolência.

Proteção de próstata: os investigadores dizem que os problemas de próstata podem surgir ou ser agravados pelo acúmulo de líquido seminal dentro da glândula. A ejaculação irá ajudar a lavar estes fluidos.

DHEA: o DHEA (dehidroepiandrosterone), um hormônio popular, é liberado naturalmente durante o ato sexual, pouco antes do orgasmo e da ejaculação. Picos dos níveis de DHEA atingem valores três a cinco vezes os limites normais.

Aumento dos níveis de oxitocina: é o hormônio do vínculo afetivo. A liberação de oxitocina pode ajudar a incentivar o vínculo afetivo entre o casal.

Melhora dos hormônios femininos de sua parceira: naturalmente, o ato sexual pode regular e aumentar os níveis de estrogênio das mulheres, protegendo-as contra doenças do coração e mantendo seus tecidos vaginais mais flexíveis.


Abraço do Prof. Marcus Vinícius

Nenhum comentário:

Postar um comentário