sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Como podemos definir o conceito de Religião?


Prof. Marcus Vinícius

Ao longo de milhares de anos, a religião tem evidenciado um importante papel na vivência dos seres humanos.
Apesar da universalidade que caracteriza o fenómeno religioso, de uma forma ou outra, a religião marca presença em todas as sociedades humanas, influenciando a forma como vemos e reagimos ao meio que nos rodeia.
Não existe uma definição de religião genericamente aceite, a sua concepção varia naturalmente de sociedade para sociedade, cultura para cultura.
Não obstante a isto, poder-se-á enumerar algumas das principais características "comuns" ou "partilhadas" entre todas as religiões.
Tradicionalmente, as diferentes religiões evidenciam um sistema de crenças no sobrenatural, envolvendo maioritariamente Deuses ou divindades. Implicam igualmente um conjunto de símbolos; sentimentos e práticas religiosas. Paralelamente, a religião apresenta-se como um fenómeno social e não apenas individual. O referido atributo de fenómeno social atribuído à religião perpetua-se através das cerimónias habituais, que decorrem predominantemente em locais de culto indicados para tal: igrejas, templos ou santuários.
Resumidamente, apresentam-se os principais indicadores comuns às várias religiões, que contribuem para uma melhor compreensão do fenómeno religioso:
  • A tendência para a sacralização de determinados locais;
  • A forte interação com o divino;
  • A exposição de grandes narrativas que explicam, legitimam e fundamentam o começo do mundo e sua existência.

Bibliografia:
FILOMARO, Giovanni; PRANDI, Carlo, As Ciências das religiões, São Paulo: Paulus, 1999.
Ó DEA, Thomas F., Sociologia da Religião, São Paulo: Pioneiro, 1969

Nenhum comentário:

Postar um comentário